EXPLORANDO O UNIVERSO DAS FLORES EXóTICAS TROPICAIS

Explorando o Universo das Flores Exóticas Tropicais

Explorando o Universo das Flores Exóticas Tropicais

Blog Article

Entre as plantas ornamentais mais procuradas estão vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.

A Fascinante Diversidade dasCattleyas

Entre as flores mais admiradas, as orquídeas são notáveis por sua extraordinária diversidade contando com cerca de 30.000 tipos diferentes.


Veja como funciona

Originalmente encontradas em locais com temperaturas estáveis, estas flores demonstram características únicas de resistência em diferentes ecossistemas.

Descobrindo as Incríveis Guzmanias

Os tipos de bromélias são classificados à família Bromeliaceae e procedem principalmente dos ecossistemas neotropicais.

Com formatos distintos, muitas bromélias formam uma cisterna natural que retém umidade. Tal característica possibilita a sobrevivência em períodos de estiagem.

Como Cultivar Corretamente Orquídeas e Bromélias

Condições de Claridade

Normalmente, estas flores preferem luminosidade difusa. Em contrapartida, as espécies de Bromeliaceae se desenvolvem adequadamente em variadas condições luminosas, conforme sua origem natural.

Hidratação e Ambiente Úmido

O encharcamento do substrato surge como ameaça constante no cultivo de Orchidaceae. Orienta-se umedecer somente após o meio de cultivo secar.

Quanto às bromélias que formam cisterna, deve-se conservar alguma água nesta formação renovando-a regularmente a fim de impedir o surgimento de larvas.

Meio de Cultivo e Fertilização

A saúde das orquídeas é mantida em materiais especialmente formulados que proporcionam boa drenagem.

Substratos que contêm fragmentos de casca, material carbonizado combinados com elementos que permitem circulação revelam-se apropriados.

As bromélias podem ser cultivadas em múltiplas bases de plantio, incluindo misturas para orquídeas, húmus com baixa densidade ou até mesmo fixadas em troncos.

Problemas Comuns e Soluções

Infestações e Patologias

Parasitas microscópicos e insetos sugadores constituem desafios recorrentes no cultivo destas plantas.

As ações profiláticas contemplam ventilação adequada, evitar excesso de umidade e verificar consistentemente os vegetais.

Problemas de Floração

Quando o florescimento não ocorre, certifique-se de que têm acesso a condições ideais de brilho. Muitas orquídeas precisam de amplitude térmica diária para desencadear o processo reprodutivo.

A produção de flores nestas espécies comumente se dá em episódio único em toda sua jornada vital, porém geram filhotes que possibilitam multiplicação posteriormente ao período florido.

Benefícios de Cultivar Orquídeas e Bromélias

Não se limitando ao aspecto decorativo, orquídeas e bromélias trazem aspectos positivos ao habitat humano.

Determinados exemplares contribuem na renovação de oxigênio, reduzindo componentes prejudiciais e aumentando a umidade.

A prática de reunir vegetais tão especiais também pode proporcionar benefícios terapêuticos, reduzindo o estresse e estabelecendo vínculo com o mundo natural.

Como Iniciar sua Coleção de Orquídeas e Bromélias

Para os principiantes, sugere-se partir com variedades menos exigentes.

Exemplares como a orquídea borboleta e bromélias do gênero Tillandsia configuram seleções perfeitas para amadores no cultivo.

Consulte instruções com especialistas botânicos e comunidades online para aumentar sua habilidade em relação a estas notáveis flores.



Report this page